domingo, 25 de março de 2012

Semana de Teatro agita Lençóis Paulista, SP, entre 19 e 25 de março


18/03/2012 13h25 - Atualizado em 18/03/2012 13h25
Semana de Teatro agita Lençóis Paulista, SP, entre 19 e 25 de março
Evento é realizado há 17 anos na cidade.
Projeto Ademar Guerra de SP faz parte das atrações. 
Do G1 Bauru e Marília
Semana de Teatro será realizada em Lençóis

Paulista. (Foto: Divulgação) 

A Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, realiza em ter os dias 19 e 25 de março mais uma edição da Semana de teatro. O evento é realizado tradicionalmente há 17 anos, sempre no mês de março, na Casa da Cultura “Professora Maria Bove Coneglian” e outros locais alternativos da cidade.
O objetivo da Semana é mostrar ao público as mais variadas linguagens e estilos teatrais, além de oferecer aos estudantes e profissionais da área a oportunidade de conhecer diversas peças de estilos teatrais distintos, com pesquisa específica dos grupos participantes.
A cada edição, são convidados grupos da região, capital e outras localidades, para que o expectador da mostra tenha um panorama do que vêm sendo produzido teatralmente no estado de São Paulo. Em 2012, a mostra conta com a expressiva participação do Projeto Ademar Guerra, que está completando 15 anos de existência. O Projeto Ademar Guerra é um programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Para Aldo Valentim, coordenador Geral do Projeto, a meta neste ano é qualificar os grupos não só com oficinas e orientações artísticas, mas principalmente colocá-los em contato com o público tendo como vetor o lema 'qualificando atores e formando público' para deste modo potencializar as ações do Projeto junto à população paulista.
“O objetivo da Semana é promover o compartilhamento dos grupos, a fim de ampliar o diálogo entre os atores, suas referências e características particulares, do espaço físico ao repertório. Dessa forma, o Projeto Ademar Guerra propõe orientações que têm por objetivo ajudar os grupos a escolher caminhos no universo de uma obra em processo”, completa.
Ademar Guerra 
O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.
Atualmente o Projeto tem a Curadoria artística de Sergio Ferrara, renomado diretor teatral e a Coordenação Geral de Aldo Valentim, gestor público que já esteve a frente do projeto de 2003 a 2006.
Confira a programação completa da Semana:
19/03
Apolo Sir Gaia Chuvisco e Agora Madame Popô – Grupo Arte das Águas - Ibirá/ SP - O espetáculo narra a história de um menino, seu pai e seus problemas de relacionamento, mas tudo poderá mudar com a chegada de uma exuberante mulher. A peça se desenvolve de uma maneira poética, simples e sensível. Classificação Livre.
Na Casa de Cultura, às 20h.
20/03
A Hora da Estrela – Báquicos Cia. De Teatro – Adamantina/ SP - Baseada na obra de Clarice Lispector, a parca existência de Macabea é narrada pela construção do escritor Rodrigo S.M., seu criador. Datilógrafa, a cândida moça conhece o sentimento quando encontra o operário Olímpico, mas logo o vê furtado pela colega de trabalho Glória, que a indica uma consulta à sua Cartomante. As revelações decorrentes despertam o misterioso destino da imaculada personagem e nos levam a íntimas indagações sobre a relevância do 'ser' para o mundo. Classificação Livre.
Na Casa de Cultura, às 20h.
21/03
Espetáculo convidado do Projeto Ademar Guerra - Cárcere – um solo de Vinicius Piedade – São Paulo/ SP - A peça retrata uma semana na vida de um pianista que no cárcere, privado da liberdade e de seu piano, será refém numa rebelião iminente. Ele vive em ritmo de contagem regressiva e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas por ele num diário que inicia em uma segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, em um domingo. Classificação 16 anos.
Na Casa de Cultura, às 20h.
22/03
Espetáculo Convidado do Projeto Ademar Guerra - Versos na Bagagem – Lucélia Machiavelli – São Paulo/SP - Versos na Bagagem é uma espécie de café na intimidade de Adélia Prado, uma viagem para dentro de nós, postos frente a frente com nossa própria experiência de vida. É um resgate da memória, das comadres que se visitavam, das pessoas tomando a fresca nas tardes de domingo, da mulher fortalecida no combate frontal com o marido infiel, reverenciada pelas outras mulheres que também crescem diante desta postura decidida. Acrescente-se a isto, a filha tomada de forte emoção, buscando o pai e a mãe, levados de seu convívio para outras perdidas terras; o vestido guardado no armário, forte vínculo de sua juventude e paixão e aí está Versos na Bagagem, poesia-teatro, janela aberta para o mundo, a grande aventura das palavras em direção ao doce encontro do tempo. Classificação Livre.
Na Casa de Cultura, às 20h.
23/03
Nós de Nós Mesmos – Os Mancomunados – Araçatuba/ SP - Numa atmosfera obscura surgem personagens que são devoradas, que devoram, que se mutilam, que morrem, que transitam entre realidade e fantasia, revelando pedaços de sua existência, fragmentados, cortados em finas fatias. Classificação 16 anos.
Na Casa de Cultura, às 20h.
24/03
A Barca do Inferno – Grupo Athos – Batatais/ SP - Adaptação livre da obra O Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, o espetáculo A barca do Inferno é formado por uma sequência de quadros humorísticos em que o Diabo e o Anjo, em saborosos diálogos, defrontam-se com as almas recém-mortas que vão embarcar para a eternidade. Em cada um desses quadros, as personagens contextualizam grupos ou classes sociais. Classificação Livre.
Na Praça, às 18h.
25/03
Lugar Incomum – Cia. Corpo Santo – Campinas/ SP - A peça é uma continuação da trilogia Lugares que mostra o indivíduo diante do espelho com seus erros, desejos, momentos insanos, destacando sua deformidade de forma simbólica e metafórica. Dividido em 11 quadros, o espetáculo transitará por esses lugares, propondo uma investigação e reflexão sobre os conflitos universo-pessoais, sobre a incoerência humana e sobre o esquecido; o deixado de lado: o Lugar Incomum. Classificação Livre
Na Casa de Cultura, às 20h.

Serviço:
Casa da Cultura
Endereço: Rua 7 de setembro, 934. Centro

Praça Central
Endereço: Praça Comendador José Zillo. Concha Acústica
Os espetáculos da Semana do Teatro tem entrada gratuita, sendo necessário o agendamento antecipado pelo telefone (14) 3263-6525, pois os lugares são limitados.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOBRE O GRUPO

Minha foto
Batatais, Ribeirão Preto/São Paulo, Brazil
Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura). Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.