SOBRE

 Grupo Teatral Athos (Batatais - S.P)

O Grupo se iniciou em 2001 juntamente a um grupo de jovens da Igreja Santa Cruz de Batatais SP, fazendo apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Seus cofundadores foram Ricardo Silva e Marcelo Correa, o quais compartilhavam o ofício de diretores e coordenares do Grupo. Com o passar do tempo, sentiram a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolveram, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação teatral. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começaram a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para se desenvolverem como atores. 

Nesse decurso, como processo criativo, o Grupo desenvolveu algumas montagens cênicas, a saber: “O Palhacinho Triste e a Rosa” de Ana Maria Machado (2003 a 2009); “Ana Neri, Uma Lição de Vida” – texto Grupo Teatral Athos; “Profeta do Espanto” de Edmilson Cordeiro (2004) “Quais são os profissionais mais importantes da sociedade?” – texto inspirado na obra “Pais brilhantes, professores fascinantes” de Augusto Curi (2004); Enamorado Atrapalhado – autor desconhecido (2005 - 2009); “Claret, homem de amor e fé” espetáculo desenvolvido para participação nas Celebrações Do Bicentenário Do Nascimento De Santo Antônio Maria Claret, no Centro Universitário Claretiano (2007), Batatais – SP (200; Amor à primeira Zóiada, Apresentação de Espetáculo de rua na Estação Cultura à convite da Associação Cultural de Batatais (2010). Foi através desse histórico que o Grupo foi premiado com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura).

Assim sendo, ao participar do Projeto Ademar Guerra das edições de 2010 a 2021 o Grupo teve o privilégio de descobrir sua identidade e tornar-se um coletivo artístico empenhado num projeto de caráter investigativo com práticas de pesquisa continuada. Nesse percurso, o Grupo desenvolveu e circulou com os espetáculos “A Barca do Inferno” (2010 – 2015), adaptação da obra homônima de Gil Vicente, “O Tartufo, a Grande Farsa”, um grande clássico de Moliére, com adaptação feita para o palco em 2015 – 2016 e posteriormente para atuação em linguagem de teatro de rua em 2017 a 2020. Salienta-se que a partir do ano de 2016, o Grupo passou a ser conduzido pelo ator João Paulo de Carvalho. Por fim, o projeto “Velhinhos Online”, para apresentação “remota” devido à pandemia do Covid-19. Nessa trajetória, em 2018, o Grupo se tornou “Ponto de Cultura” da cidade de Batatais-SP, um marco na sua história, assim se tornando o Coletivo Grupo Teatral Athos. 

Posto isto, o aprimoramento de vivencias com o teatro convencional para o Teatro de Rua, foram desenvolvidas mediante as orientações especializadas de diversos mestres da arte, como as de Luciano Santiago, Adilson da Silva, Luís Colombari Ricardo Matiolli, Adibailson Cuba, Roberto Inocente, Alexandre Dall Farra, Melissa Panzuti, Ana Chiesa, Mauro Júnior, Flávia Bertineli e Imara Reis. O Grupo adentrou-se, portanto, às informações teóricas e técnicas a respeito da linguagem popular, bem como, a dramaturgia, a sonoplastia, a iluminação, a direção, a interpretação entre outras especificidades cênicas.

Destarte, estes exímios artistas profissionais provocaram positivamente o Grupo para consolidar suas concepções estéticas em montagem de peças teatrais voltadas tanto para palco como para a rua. Tal amadurecimento do Grupo se tornou notável quando foi selecionado a representar a cidade de Batatais na Fase Regional do Mapa Cultural de 2011. Esse foi o pontapé inicial de uma série de apresentações do Grupo, pois havia também sido selecionado a participar do V Litoral Encena e posteriormente muitos outros festivais e mostras teatrais como, Mostra De Teatro em Araraquara SP, VI Festical, Festival Brasileiro De Comédia, em São José do Rio preto - SP, 17ª Semana Do Teatro De Lençóis Paulista – SP, 2º. FESTIB – Festival de Teatro de Ibirá – SP, Circuito Turístico Caminhos Do Centro Oeste Paulista – projeto ‘Roda São Paulo’, programa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo realizado em Macatuba SP, Festival Canja – Festival de Teatro de Bauru, 9º. FESTAR – Festival Mostra de Teatro de Bernardino de Campos SP, Fringe 2014 - Curitiba PR: em Curitiba – PR e muitos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOBRE O GRUPO

Minha foto
Batatais, Ribeirão Preto/São Paulo, Brazil
Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura). Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.