A BARCA DO INFERNO



RELEASE

Adaptação livre da obra O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, o espetáculo A barca do Inferno é formado por uma sequência de quadros humorísticos em que o Diabo e o Anjo, em saborosos diálogos, se defrontam com as almas recém-mortas que vão embarcar para a eternidade. Em cada um desses quadros, as personagens contextualizam conhecidos grupos ou classes sociais, na montagem do Grupo Teatral Athos da cidade de Batatais – São Paulo, que une o teatro popular, técnicas circenses e o teatro de rua.




Ficha Técnica




Tipo de evento: 
Teatro de Rua

Direção
Ricardo Silva

Com
Lídia Santos, Ricardo Silva, Ricardo Sousa, Luís Fernando, João Paulo, Bianca Guelere, , Natália Frederico, Aline Rosilei, Adilson da Silva e Conceição Laurindo.

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre (a partir de 03 anos)

Texto: Adaptação da obra homônima de Gil Vicente

Orientação Artística: Adbailson Cuba e Luciano Santiago

  • Espetáculos para apresentação de rua propriamente dita, sem necessidade de tablados nem estrutura de som ou de luz.

Proposta de Encenação

Nas alegorias Vicentinas, que seguem a tradição do teatro medieval, temos geralmente uma sucessão de quadros que não se ligam por relação de causa e efeito, por isso o Auto da Barca do Inferno é contado numa sequência de quadros (como sketches humorísticos).
    Este fato, se levar em consideração à encenação para Teatro de Rua é conveniente, visto que no fluxo urbano, cuja apresentação ocorrerá, não permite muitas vezes a permanência do público para assistir ao espetáculo na ordem linear de seu enredo.
      Desta forma, propôs-se nesta encenação a fidelidade ao estilo de Teatro de Rua utilizando-se para tal o cortejo, que dá início ao espetáculo; a apropriação do espaço em arena reinventando o local em que será feita a apresentação de modo que sirva de cenário; os coros, os ecos e a flexibilidade de improvisações feitas pelos atores obedecendo à tradição deste tipo de manifestação popular.
        Mantemos a essência alegórica do texto do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente que corresponde à representação de ideais abstratas; uma tipo social e uma entidade espiritual, por meio de personagens. A história em si é uma sequência de quadros em que o Diabo e o Anjo defrontam-se com as almas das pessoas recém-mortas que vão embarcar para a eternidade. Em cada um dos quadros, as personagens representam classes ou grupo sociais.
          Assim, vemos desfilar diante de nós o Fidalgo (representando a nobreza exploradora e arrogante), a Alcoviteira (a prostituição), o Onzeneiro (usuário correspondente aos banqueiros de hoje) etc. Todos tentam ir para a barca do Céu, mas o Anjo os rejeita – e o Diabo, em saborosos diálogos, lhes mostra que seu caminho é o Inferno.
            A divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal, que Gil Vicente propôs, é representada na peça através do Anjo e do Diabo, respectivamente. Nossa intenção é mostrar que o Anjo não rejeita a alma que deseja entrar na barca da Glória por julgá-la indigna segundo os preceitos religiosos do catolicismo, pelo contrário, em nossa adaptação o Anjo dá a chance ao personagem de refletir sobre seus atos através da interação com o público, de se livrar de tudo que é apegado (material e/ou afetivamente) e, com isto, ter a “leveza d’alma” suficiente para adentrar a barca almejada. Porém, algumas almas preferem carregar o peso sufocante de seus apegos e partir de vez à Barca do Inferno, pois esta é a única maneira de continuar se iludindo. 
              E o Diabo nessa história toda? Ele não condena a alma e sim a motivaria em continuar gordo de sofrimento, pois este é o seu negócio e como todo negócio inserido nas teias do sistema capitalismo – a integridade do outro não importa, o que importa mesmo são os lucros que a empresa vai ganhar com o consumo desenfreado (no caso das almas seus apegos materiais e/ou afetivos), custe o que custar.
                Essa é a história, portanto, que o espetáculo conta por meio da linguagem do teatro de rua de maneira humorística e através de adaptações de tipos grotescos enraizados na história da cultura popular desde os tempos remotos da Idade Média e contextualizados à época atual.

                2 comentários:

                1. Teatro de rua é uma modalidade teatral em que os atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto, sobretudo nas cidades. Nesta atividade rua é todo espaço público aberto e apto a receber um espetáculo teatral, como parques, praças, o que me encantou fazendo essa modalidade teatral foi o contato direto com o publico. O que mais me empreciona é o fato de que o publico na maioria das vezes é surpreendido a maioria passa por acaso e se depara com o espetalo, temos ainda mais responsabilidade de trazer um espetaculo com qualidade, pois muitos não conhecem e nunca tiveram contato com teatro, one que a responsabilidade aumenta porque esta seria a visão do publico leigo perante não apenas ao espetaculo mas sobre toda a arte em si.
                  Na Rua tudo pode acontecer, devemos estar atentos a tudo a nossa volta,tudo o que acontece em cena é trazido para o nosso repertorio de improvisações que só podem acontecer com as tecnicas que o proprio ator traz para sua cena, e o que me deixa mais apaixonado por essa arte é o fato de que por mais que tenhamos apresentado inumeras vezes em varios lugares diferentes sempre será pra mim como uma estreia, sempre será...

                  ResponderExcluir
                2. olá! Nós do Coletivo Onírico tivemos a oportunidade de assistir a apresentação de vocês lá em Caraguá. Muito bom o espetáculo e a adaptação da obra foi de muito bom gosto! Parabéns!

                  ResponderExcluir

                SOBRE O GRUPO

                Minha foto
                Batatais, Ribeirão Preto/São Paulo, Brazil
                Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura). Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.