APRESENTAÇÃO DO AUTO DA BARCA DO INFERNO NO TEATRO MUNICIPAL DE BATATAIS FAUSTO BELINE DEGANI
A flexibilidade de se adaptar o espetáculo em qualquer espaço cênico permitiu ao Grupo explorar o Teatro Municipal de maneira inusitada surpreendendo a todos os espectadores.
Utilizou-se nesta apresentação, literalmente, todas as dependências do Teatro - fachada, saguão, corredores, saídas de emergência, sala técnica e, claro, o palco. Tudo foi reinventado como se fosse parte do cenário.
Foram realizadas duas sessões -
a primeira contamos com a presença exclusiva dos alunos da Escola Estadual Sílvio de Almeida;
a segunda foi aberta ao público em geral
Aproximadamente 500 pessoas assistiram ao espetáculo nestas duas sessões.
MOSTRA PROJETO ADEMAR GUERRA 2010 NA OSWALD ANDRADE
Cenas do espetáculo "Auto da Barca do Inferno" do Grupo Teatral Athos, São Paulo Foto: Márcia Alves
Demonstração de fragmentos de Procedimentos e Cenas realizado pelo Grupo Teatral Athos em parceria com o Projeto Ademar Guerra 2010.
Cenas do espetáculo "Auto da Barca do Inferno" do Grupo Teatral Athos, São Paulo Foto: Márcia Alves
Sobre a Mostra Encontro de Grupos
Realizada com este formato e denominação, pela primeira vez, no ano de 2010, no mês de novembro, reuniu em São Paulo todos os integrantes de todos os grupo participantes, artistas orientadores e equipe pedagógica, num total de aproximadamente 300 pessoas, oriundas de mais de 30 cidades do Estado, envolvendo interior, capital e litoral. Foi o momento de conclusão da edição anual do projeto e da oportunidade de conhecer o trabalho dos grupos, dos grupos se conhecerem, trocar experiências e ter a oportunidade de acesso à várias atividades ligadas à reflexão e à pratica de temas do teatro que surgiram das suas próprias experiências de orientação vividas ao longo do ano.
Cenas do espetáculo "Auto da Barca do Inferno" do Grupo Teatral Athos, São Paulo Foto: Márcia Alves
Assim como a Mostra compartilhamento de processos, esta Mostra Encontro de Grupos não é uma "Mostra de Espetáculos". Estes, os Grupos seguirão mostrando, em suas cidades e em outros locais. Este encontro consiste no compartilhamento de experiências entre os grupos, através da demonstração de fragmentos de seus processos, também compartilhados com o público. O evento traduz ainda as profundas reformulações conceituais promovidas na concepção do projeto nos últimos dois anos, cuja a principal característica é a priorização dos aspectos formativos com recorte para a verticalização da ideia de "processos", mas do que "resultado", incentivando nos grupos a experimentação, identificação e reflexão sobre seus procedimentos de trabalho, antes de se partir para a elaboração dos resultados de suas pesquisas, traduzidos na montagem de seus espetáculos.
Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo.
Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura).
Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.