O projeto Ademar Guerra, criado em 1997 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, traz ao Fringe nove grupos, a convite do Festival de Teatro de Curitiba. Com curadoria artística do diretor Sérgio Ferrara, os espetáculos sintetizam a diversidade artística da mostra.
As peças Um Pequeno Animal Selvagem (com Cia. Os Cogitadores, de São José do Rio Preto), Angústia (com Mênades e Sátiros, de Presidente Prudente) e O Arquiteto e o Imperador da Assíria (com Cia. de 02. de São José dos Campos) representam a vertente da Dramaturgia, que trabalha com autores já estabelecidos, de Arrabal a Tchekhov, com adaptação de Cássio Pires, dramaturgo e orientador do projeto.
Já Quadrado (com Cia. Núcleo 02, de São José do Rio Preto) e Casa de Bonecas (com Os Bárbaros, de Presidente Prudente) representam a vertente Pesquisas de Linguagem, que dá margem a experimentações. Histórias Lá da Serra (com Anônimos da Arte, de Botucatu) representa os grupos que contam com a colaboração artística dos estagiários em teatro. E Cordel do Amor Sem Fim (com Atores em Conserva, de Tatuí), integra o Grupo orienta Grupo, modalidade de orientação desenvolvida pelo Os Geraldos.
E, por fim, A Barca do Inferno (com Cia. Athos, de Batatais) representa os grupos que trabalham com Pesquisas para Teatro de Rua. Durante a mostra também será encenada, em diversos momentos, a performance Blanche!, do Grupo de Apoio à Loucura.
Confira: A meia-entrada será garantida aos espectadores que entregarem uma crítica ao final de cada peça. Apresentações de 27 de março a 6 de abril, no Teuni-Teatro Experimental da UFPR. Os espetáculos de rua serão encenados na Rua XV. Às 15h do dia 27 haverá mesa redonda.
Fonte: http://www.icnews.com.br/2014.03.21/variedades/diversao/mostra-ademar-guerra-esta-no-fringe//
Realizações do Grupo:
quinta-feira, 27 de março de 2014
quinta-feira, 20 de março de 2014
segunda-feira, 10 de março de 2014
Segunda edição da Feira do Livro de Batatais começa nesta terça
Evento faz parte da programação
de aniversário da cidade
10/03/2014 - 10:55
Da Redação CBN Ribeirão
-Caroline Silva
Batatais completa 175 anos este
mês e fazendo parte desta celebração será realizada a Segunda Feira do Livro da
cidade, a partir desta terça-feira (11). O evento conta com exposição,
palestras, contação de histórias, apresentações musicais e teatrais, além de
exibição de filmes.
A Feira vai até sábado (15) e
terá espaço para exibição de livros dos escritores batataenses. Documentários e
curtas relacionados à literatura e uma oficina de cinema também irão compor a
programação. Para as crianças, todos os dias terá contação de história, no
período da manhã e tarde.
De terça à sexta-feira (14), às
19 horas, a Praça Cônego Joaquim Alves será palco de várias atrações musicais,
como a banda Thio Bazé, Quinteto de Metais e Batata's Dub. No sábado será a vez
do grupo teatral Athos, que irá apresentar a peça "Auto da Barca".
No ano passado, a Feira do Livro
de Batatais reuniu aproximadamente 20 mil pessoas. A programação é gratuita. O
cronograma completo está disponível nosite da Prefeitura.
Assinar:
Postagens (Atom)
SOBRE O GRUPO
- Grupo Teatral Athos
- Batatais, Ribeirão Preto/São Paulo, Brazil
- Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura). Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.