domingo, 17 de novembro de 2013

sábado, 16 de novembro de 2013

Projeto Atos de Rua 2013 - PROJETO ADEMAR GUERRA

 15h – Escola Municipal de Cultura Artística

Processo de Montagem: Projeto Atos de Rua 2013, do Grupo Teatral Athos, de Batatais

Sinopse: A proposta de encenação para montagem pauta-se da controvertida temática sobre a origem e significado em torno do nome da cidade de Batatais. Isto com o propósito de mostrar que a memória é sempre atual, pois a qualquer momento se pode evocá-la. É vivida no eterno presente; aberta à dialética da lembrança e do esquecimento; alimenta-se de lembranças vagas, criando consequentemente assim o sentimento de pertencimento e identidade.

O processo de montagem encaminha sobre o nome da cidade o qual remonta à época colonial cujas referências foram encontradas nos relatos de viagens e cartas de bandeirantes que desbravaram a região nordeste de São Paulo desde o século XVII. Esses sertanistas penetravam o sertão brasileiro em busca de mão de obra indígena, ouro e pedras preciosas.

O grupo ainda está definindo ao caminho a seguir. A apresentação do processo de montagem visa o resgate, mas ainda não foi definido qual abordagem a ser feita. Um trabalho que contará com apoio do Projeto Ademar Guerra.
               

SOBRE O GRUPO

Minha foto
Batatais, Ribeirão Preto/São Paulo, Brazil
Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura). Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.