domingo, 28 de abril de 2013

Grupo Teatral Athos recebe Orientação Artística do Projeto Ademar Guerra


Grupo Teatral Athos recebe Orientação Artística do Projeto Ademar Guerra

O Grupo Teatral Athos, da cidade de Batatais, foi selecionado pela edição 2013 do Projeto Ademar Guerra para receber Orientação Artística. A orientação consiste na visita de um profissional de teatro nos ensaios do grupo, durante sete meses, para auxiliar e acompanhar o trabalho do grupo.
No caso do Athos, a Orientadora designada para realizar o acompanhamento e desenvolvimento artístico do grupo é Melissa Panzutti, coordenadora pedagógica, atriz, palhaça e orientadora corporal. Formada em Artes Cênicas na USP e na Ècole Philippe Gaulier na França, Melissa atua na coordenação artístico pedagógica do programa Vocacional da Prefeitura de São Paulo.
Neste ano, Melissa utilizará toda a sua experiência para contribuir com o processo do Grupo Teatral Athos, um dos 60 grupos de teatro que serão atendidos pelo Projeto Ademar Guerra, em 52 munícipios do Estado.
Nos dias 13 e 14 de abril, 120 representantes dos grupos selecionados se reuniram na cidade de Tupã para a realização do Encontro Preparatório, evento que ofereceu uma qualificação inicial a estes grupos, antes do processo de Orientação.
As Orientações tem início a partir do dia 27 de abril e se encerram no mês de Outubro. Após esse período, os resultados das Orientações de todos os grupos são apresentados na Mostra de Compartilhamento e o Projeto entra em sua fase final.
O Projeto Ademar Guerra é um programa da Secretaria de Estado da Cultura realizado há 16 anos no Estado de São Paulo, e atualmente conta com a Curadoria Artística do diretor teatral Sérgio Ferrara e Coordenação Geral do consultor e pesquisador Aldo Valentim.
Para mais informações sobre o Projeto Ademar Guerra, acesse http://oficinasculturais.org.br/projeto-ademar/ ou pelo telefone (11) 4096-9837

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOBRE O GRUPO

Minha foto
Batatais, Ribeirão Preto/São Paulo, Brazil
Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura). Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.