terça-feira, 1 de julho de 2008

‘Curso de Interpretação e Montagem’

Grupo Athos participa de Curso de Interpretação e Montagem


Matéria extraída do link:
http://batataisonline.com.br/lernoticia/1870/curso-para-grupos-de-teatro-agrada-participantes


       Teve início no mês de abril o ‘Curso de Interpretação e Montagem’ para os grupos de teatro da cidade de Batatais, um trabalho patrocinado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Previsto para ser uma oficina de aperfeiçoamento dos artistas de teatro da cidade, o curso transformou-se numa reciclagem geral, de todos os grupos para a profissionalização.


Segundo responsáveis, Jair Aguiar e Antonio Netto, o movimento teatral de Batatais é bastante intenso, com uma qualidade que supera o de muitas capitais brasileiras. “Faltava o estudo direcionado, a aplicação da técnica partindo de método proposto”, destaca.

O processo culminará, nesta primeira fase, com uma mostra de teatro que acontecerá entre setembro e outubro, com quatro montagens: ‘Homens de papel’, de Plínio Marcos – com o Grupo Plenitude; ‘Bailei na curva’, de Julio Conte – com o Grupo Athos; ‘Lugar onde o peixe pára’, do grupo Andaime de Piracicaba – com o Grupo Todas as Tribos e ‘Liberdade, liberdade’, de Millor Fernandes e Flávio Rangel – com o Grupo Essência. Todas as montagens têm a Direção Geral de Jair Aguiar e a Direção Artística de Antonio Netto.

Cada grupo fará um trabalho de produção para que as montagens excursionem pelo estado de São Paulo e a peça que obtiver a maior nota de um júri popular da mostra em Batatais, irá para São Paulo ficar em cartaz por quatro semanas. “Será um grande trabalho de divulgação da cidade e das artes cênicas de Batatais” opina Jair Aguiar.

 

SOBRE O GRUPO

Minha foto
Batatais, Ribeirão Preto/São Paulo, Brazil
Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura). Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.