ATOS DE RUA



O Grupo Teatral Athos ao participar do Projeto Ademar Guerra de edições 2010 e 2011 teve o privilégio de descobrir sua identidade e tornar-se um coletivo artístico empenhado num projeto de caráter investigativo com práticas de pesquisa continuada. Ao inscrever o Projeto Atos de Rua na edição 2010 do Ademar Guerra, pretendia-se contribuir qualitativamente na fomentação do Teatro e na formação de um público expressivo para prestigiar manifestações teatrais desenvolvendo, para tal, um trabalho efetivo capaz de sensibilizar a população da cidade a valorizar as atividades cênicas desenvolvidas na cidade.


Haja visto que o Grupo existe desde 2003, o primeiro desafio do Grupo no percurso do Projeto, foi a adaptação de  anos de vivencias com o teatro convencional para o Teatro de Rua. Modalidade esta que possui suas características e especificidades próprias. A orientação de Luciano Santiago subsediada pelo “Ademar Guerra” sustentou o Grupo de informações teóricas e técnicas a respeito desta linguagem popular.



O segundo desafio, ainda em 2010, foi a adaptação do clássico literário de Gil Vicente O Auto da Barca do Inferno da Era Medieval para nossa contemporaneidade. Tais desafios possibilitaram ao Grupo trilhar novos caminhos, buscar novas estratégias para enfrentar os obstáculos que surgiam na trajetória do processo de montagem e ampliar sua rede de relacionamentos com artistas de outras modalidades, quando conhecemos o Adilson, mestre de capoeira que simpatizou-se com o trabalho do Grupo e contribui ativamente nas apresentações do espetáculo fazendo a sonoplastia através de instrumentos de percussão.  
Foram, várias, as experiências cênicas realizadas, sempre privilegiando a comunidade do qual o Grupo está inserido através de mostras de compartilhamento de processos. Nesta edição de 2010, culminou-se em um encontro entre todos os Grupos de Teatro participantes do Projeto Ademar Guerra com palestras e mostras de procedimentos realizados por todos os Grupos possibilitando uma articulação entre eles.


Na edição de 2011 do Projeto Ademar, o Grupo Teatral Athos tinha o intuito de aperfeiçoar a montagem da peça “A Barca do Inferno” iniciada no ano anterior e fazer a circulação deste espetáculo. Para tal, recebemos a orientação especializada de Adibailson Cuba que provocou positivamente o Grupo para consolidar sua concepção estética na montagem da peça. Tal amadurecimento do Grupo se tornou notável quando foi selecionado a representar a cidade de Batatais na Fase Regional do Mapa Cultural de 2011. Esse foi o pontapé inicial de uma série de apresentações do Grupo, pois havia também sido selecionado a participar do V Litoral Encena em outubro e posteriormente do VI Festical em novembro.

Desta forma, o Grupo Teatral Athos deve-se a consolidação de sua identidade graças à participação no Projeto Ademar Guerra, pois além de concretizar todos os anseios estabelecidos no Projeto Atos de Rua - fomentação do Teatro e formação de um público expressivo para prestigiar manifestações teatrais, pode também descobrir uma forte identificação com a arte popular que é o Teatro de Rua e através dele realizar-se integralmente.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOBRE O GRUPO

Minha foto
Batatais, Ribeirão Preto/São Paulo, Brazil
Começamos em 2003 junto com um grupo de jovens da igreja. No início, fazíamos apenas pequenas performances sobre histórias bíblicas, entre elas a famosa encenação da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo, sentimos a necessidade de trilhar novos caminhos e trabalhar temas diferentes. Resolvemos, então, constituir um grupo de teatro e buscar cursos de capacitação em encenação e atuação. Foi assim que surgiu o Grupo Teatral Athos. Aos poucos, começamos a participar de encontros de grupos de teatro e workshops para nos desenvolvermos como atores. Foi desta forma que fomos premiados com a orientação artística subsidiada pelo “Projeto Ademar Guerra” (programa da Secretaria de Estado da Cultura). Atualmente, o Grupo Teatral Athos é formado por dez pessoas que atuam em palcos e também pelas ruas. Satisfazemo-nos montando espetáculos engajados em pesquisas e compartilhamentos de processo de montagem à comunidade de nossa cidade. A mais recente peça encenada pelo grupo é "A Barca do Inferno", adaptação do clássico literário de Gil Vicente.